Endodontia

Já ouviu falar em endodontia?

Tratar um canal é uma ótima alternativa para evitar a perda dental. Chamamos de endodontia a área responsável por diagnosticar e tratar de doenças e lesões que afetam a polpa dos dentes, onde estão os nervos que dão sensibilidade a eles.

endodontiaUma cárie profunda, ou embaixo das restaurações antigas, trincas ou fraturas nos dentes, levam à penetração da bactéria, infeccionando a polpa dos dentes, sendo necessário o tratamento de canal.

Para ajudar a desmistificar o processo do tratamento de canal, e mostrar que pode ser menos doloroso do que todos imaginam, trouxemos os temas mais importantes que envolvem este tratamento.

O que é endodontia?

Conforme mencionado, a endodontia é a área da odontologia que trata lesões e doenças da polpa e da raiz do dente. Popularmente, a endodontia lida com os tratamentos de canais.

O tratamento de canal consiste na retirada da polpa do dente, este tecido é encontrado na parte interna da raiz do dente.

Indicamos este tratamento quando a cárie está em processo avançado e já causou danos à polpa dentária, ou seja, quando ela está danificada, infeccionada ou morta.

O procedimento de canal consiste, basicamente, na limpeza, preparação e preenchimento da região. Assim, conseguimos vedar o canal para evitar danos mais sérios no dente – como sua perda.

Em quais casos a endodontia é recomendada?

O tratamento de canal é indicado quando o paciente apresenta problemas irreversíveis na polpa do dente, ou seja, quando ela está inflamada, infeccionada, ou já em fase de necrose.

endodontiaPor isso o tratamento de canal com um especialista em endodontia é indicado em casos como:

  • Cáries profundas;
  • Dentes quebrados ou trincados;
  • Sensibilidade intensa, especialmente a alimentos frios e quentes;
  • Traumas com indicação de tratamento protético.

Se existir uma inflamação na polpa dentária, os sintomas podem ser:

  • Dores contínuas, pulsáteis, que não aliviam com analgésicos;
  • Sensibilidade ao frio e ao calor;
  • Dor que irradia para os outros dentes;
  • Cárie extensa que atinge a polpa do dente;
  • Traumas com fraturas que exponham a polpa dental.

Quando a polpa do dente está necrosada, em que o paciente apresente:

  • Dores contínuas, pulsáteis e que não aliviam com analgésicos;
  • Mudança na coloração do dente;
  • Sensibilidade ao mastigar;
  • Imagem de cisto ou granuloma no ápice da raiz (que pode ser visto na radiografia).

Vale lembrar que nem todo dente que precisa de um tratamento de canal apresenta essa necessidade. Ou seja, ele pode não aparentar nenhum problema visível, mas um ponto de cárie, imperceptível aos olhos, pode chegar à polpa dentária e deixar o dente doente.

Toda dor de dente indica o tratamento de canal?

dor de denteNão é toda dor de dente que indica um tratamento de canal. Uma inflamação da polpa do dente, a dor de dente, pode ser classificada como reversível e irreversível.

A reversível é uma dor de curta duração, que se dissipa após a remoção do estímulo, também é caracterizada por sensibilidade apenas a temperaturas frias, e pode ser considerada uma dor localizada. Esse tipo de dor diminui quando removemos o agente agressor, no caso a cárie.

No entanto, se essa dor reversível não for tratada, pode evoluir para uma dor irreversível e, para isso, indicamos o tratamento de canal, que irá tratar e retirar o motivo da dor.

Quais as etapas do tratamento de canal?

Após o check-up, avaliação e exames, iniciamos o tratamento, onde começamos retirando a polpa, que se encontra na parte interna do dente, esterilizando e preenchendo com material restaurador.

  • O primeiro passo do tratamento de canal é a abertura do dente e a retirada da parte interna infeccionada.
  • O próximo passo é a limpeza da região, acabando com todos os sinais e resquícios de bactérias do interior do dente afetado.
  • Logo após, realizamos a restauração, que consiste em preencher a área vazia, com o objetivo de evitar que o dente seja contaminado novamente.
  • Fase final de restauração do dente, onde colocamos a coroa dentária. Ela serve com uma “tampa”, substituindo a parte aparente do dente.

Tratamento de canal dói?

O tratamento apenas causa dor se o paciente não receber anestesia, o que não é uma prática correta. Realizamos a aplicação de uma substância para impedir incômodos e no tratamento de canal.

A anestesia irá impedir que os estímulos nervosos aconteçam e, por isso, não existe a percepção de dor. A pessoa não sente que o local está sendo manipulado e, portanto, o tratamento de canal não é doloroso.

O dente escurece após o tratamento de canal?

O dente, após o tratamento de canal, pode escurecer devido à impregnação de substâncias durante a infecção e o tratamento. No entanto, evitamos utilizar materiais que favoreçam o escurecimento dos dentes. Além disso, é possível realizar o clareamento para renovar a aparência do sorriso do paciente.

O que fazer após o tratamento de canal?

endodontiaO primeiro cuidado que deve ter é com a manutenção e higiene dos dentes. Caso você não cuide e haja contaminação, poderá ser necessário fazer outro tratamento de canal.

Invista em uma boa escovação após as refeições, use o fio dental diariamente e faça consultas preventivas aqui na clínica. Assim você mantém a saúde da boca e previne.

Vale destacar de que os resultados do tratamento de canal, são duráveis. Contudo, é fundamental ter o acompanhamento odontológico ao longo da vida para não sofrer com outros problemas bucais.

Tratamento de canal em Santa Cruz do Sul

Se você está com os sinais e sintomas vistos acima e precisa de um tratamento de canal, busque por nossa clínica: Dettenborn Odontologia.

A cárie é uma doença séria que, se não tratada, pode levar a perda desse dente. Até você sentir os sintomas de uma cárie, ela já pode ter se agravado para um tratamento dental, por isso reforçamos a importância das consultas preventivas aqui em nossa clínica. Entre em contato através do botão do WhatsApp e agende sua consulta.

Clínica odontológica em Santa Cruz do Sul - RS

Endereço

Rua Vinte e Oito de Outubro, 76, Sala 1 Universitário - Santa Cruz do Sul - RS