Implante dentário

Conheça o implante dentário

A perda de um dente pode estar atrelado a diversos fatores, como acidentes ou falta de higienização, podendo afetar a saúde, qualidade de vida, funções mastigatórias e o emocional do paciente. O Implante dentário tem o objetivo de devolver as funções do dente perdido, e acabar com as consequências que a ausência de um dente leva para a saúde bucal.

implante dentárioAqui na Dettenborn Odontologia você encontra tratamentos especializados em realização de implantes dentários, de forma IMEDIATA, de um ou mais dentes, ou da reabilitação total fixa.

Implante dentário, o que é?

O procedimento de implante dentário promove a reabilitação oral de quem perdeu um dente, seja de forma parcial ou completa, sendo também uma alternativa para substituir a dentadura.

Os implantes dentários atuam como as raízes dentárias artificiais, que ficam presas no osso e sustenta as próteses que serão colocadas, elas fazem a substituição estética e funcional dos dentes.

O implante dentário fica totalmente preso na base óssea, fazendo com que ele não se movimente, como acontece com as dentaduras móveis. Essa fixação leva ao paciente mais conforto, firmeza ao mastigar e segurança ao sorrir.

O objetivo principal do implante dentário é devolver as funções básicas e essenciais dos dentes, como a mastigação e a fonética, mas ele também ajuda na melhora da estética perdida, restaurando a harmonia do sorriso e aumentando a autoestima. Sem falar da longevidade do tratamento, pois o implante pode durar por toda a vida, quando recebe cuidados e manutenção ideais.

Fatores que provocam a perda dentária precoce

A perda dentária precoce é o principal fator que leva às pessoas a procurarem o tratamento através de implantes dentários. Existem uma série de hábitos que são nocivos à saúde bucal e favorecem a queda dos dentes.

implante dentárioDentre as principais causas, estão:

  • Consumo em excesso de alimentos doces e industrializados;
  • Falta de higiene bucal adequada;
  • Falta de idas ao dentista para um acompanhamento;
  • Tabagismo.

Adotar estes hábitos de forma única ou em conjunto, traz um impacto significativo à saúde bucal do paciente, favorecendo o surgimento de bactérias e doenças gengivais que, quando progridem, levam à morte do dente, sendo necessária sua extração.

Contudo, muitos pacientes esperam que algum sintoma se evidencie para procurarem o acompanhamento odontológico e isso faz com que o diagnóstico final demande da inserção do implante dentário para reabilitar as funções orais da pessoa.

Vale destacar que o envelhecimento natural dos dentes também favorece perda dentária, uma vez que as estruturas vão se desgastando à medida em que o corpo envelhece e isso se torna algo comum em pessoas mais velhas.

Quais são os benefícios do implante dentário?

O implante leva inúmeros benefícios para a saúde bucal, como a fonética, a mastigação correta, além da autoestima e qualidade de vida. Vamos entender os benefícios do implante dentário abaixo:

Mastigação

implante dentárioCada dente tem seu papel fundamental na trituração do alimento, então a ausência de um deles, ou a completa se torna inadequada, dificultando e atrapalhando a absorção dos nutrientes e a digestão.

Problemas na fala

Dependendo da localização da perda do dente, ocorre dificuldade para articular determinados sons da fala.

Posicionamento da arcada dentária

Quando o tratamento de implante dentário não acontece no momento adequado, ocorre a perda óssea, ou seja, existe uma reabsorção do osso que sustenta a raiz do dente, resultando em alterações no posicionamento dos dentes vizinhos. Além disso, pode ocorrer a sobrecarga nas estruturas faciais, já que é preciso uma adequação dos movimentos mastigatórios para se adaptar a ausência dos dentes.

Mais autoestima com o implante dentário

A perda dentária afeta a imagem, tirando a segurança ao sorrir e levando a insatisfação com a aparência e a falta de socialização. O implante dentário além de devolver a função, também eleva a autoestima por conta de um sorriso completo, seguro e renovado.

Quais são os tipos de implante dentário?

O procedimento com os implantes dentários permite a reposição de um ou todos os dentes perdidos, e de ambas as arcadas dentárias. Essa substituição é possível porque existem diversos tipos de implantes dentários, e que indicamos de acordo com a necessidade de cada paciente.

Abaixo conheça os tipos disponíveis:

Implante unitário

implante dentárioInstalamos somente um pino para cada dente que será substituído. Indicamos para quem perdeu apenas um elemento dentário, ou diversos dentes, mas em áreas diferentes da boca.

Implante com carga imediata

Um implante dentário unitário onde o paciente já sai do consultório com a prótese instalada. Nos implantes comuns, depois da cirurgia esperamos a osseointegração para instalar a prótese, mas neste caso a instalação do dente é feita no mesmo dia.

Implante zigomático

Neste tipo de implante, o pino fica preso no osso zigomático, conhecido como malar ou osso da bochecha, que forma parte da órbita ocular. Essa técnica é comumente usada para substituir os dentes da arcada superior.

Implante dois por três

Para as pessoas que perderam três dentes em sequência, esse tipo de implante é o mais indicado. A prótese feita para este caso possui os três elementos dentários, mas fixamos apenas dois pinos, porque o dente do meio não tem sua raiz artificial, minimizando um tratamento mais invasivo.

Implante com prótese protocolo

implante dentárioIndicado para a substituição de todos os dentes da arcada dentária. Instalamos 4 implantes e sobre eles encaixamos uma prótese total. Como é fixada por parafusos, este tipo não pode ser retirado, dando mais segurança ao falar e mastigar.

Implante com prótese overdenture

Similar ao modelo acima citado, substitui todos os dentes da arcada dentária, mas neste caso usamos menos implantes, cerca de 2. Esse tipo de prótese overdenture é presa por um sistema de encaixe, ou seja, o paciente pode retirá-la para fazer a higienização.

Qualquer tipo de implante requer uma preparação antes do procedimento cirúrgico. É preciso ter uma saúde geral e bucal em equilíbrio. Existem algumas contraindicações para os implantes dentários como os quadros de diabetes, hipertensão, ou doenças cardíacas não tratadas, além de infecções e inflamações.

Se estiver precisando de um tratamento de implante dentário, procure nossa clínica. Contamos com os dentistas mais qualificados, e uma clínica com estrutura de ponta.

É possível evitar a perda dentária precoce?

Através do acompanhamento periódico junto a um dentista especializado, é possível evitar que essas condições evoluam, pois o diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento mais assertivo.

Boas práticas com relação à higiene bucal, com uma escovação feita três vezes ao dia, assim como o uso do fio dental para complementar a limpeza, são essenciais para evitar a perda dentária.

A alimentação também tem seu papel na prevenção da perda dentária, uma vez que o consumo de alimentos saudáveis, sem açúcares, evita a proliferação de cáries que em seu estágio mais avançado, levam à queda dos dentes.

Clínica odontológica em Santa Cruz do Sul - RS

Endereço

Rua Vinte e Oito de Outubro, 76, Sala 1 Universitário - Santa Cruz do Sul - RS