Cirurgia odontológica

Saiba mais sobre cirurgia odontológica

Existem diversos casos em que a cirurgia odontológica é necessária, seja para tratar um problema funcional ou com finalidades estéticas. Os procedimentos feitos, utilizam técnicas simples ou complexas, tudo dependerá do quadro e necessidades dos pacientes. Em algumas situações, a intervenção cirúrgica deve ser feita em um hospital.

O que é cirurgia odontológica?

cirurgia odontológicaCirurgias odontológicas são todas as intervenções para tratar traumatismos e doenças que afetam os tecidos bucais, a arcada dentária e a face do paciente.

Esses procedimentos têm indicações e técnicas muito variadas, pois são recomendados para casos dos mais distintos, como para extrair um dente, por exemplo, fazemos uma cirurgia odontológica, mas um dentista especializado em cirurgias também está apto a realizar procedimentos mais complexos, como cirurgias buco maxilo faciais. Por meio das cirurgias odontológicas, então:

• Repomos tecidos perdidos;
  • Removemos tecidos comprometidos por um trauma ou doença;
  • Corrigimos alterações anatômicas congênitas, relacionadas ao desenvolvimento ou causadas por acidentes e doenças.

Quando os procedimentos são mais simples, eles podem ser realizados no próprio consultório do dentista com anestesia local, mas as que são mais complexas e exigem uma atenção maior, são feitas no hospital, onde o paciente é submetido à anestesia geral, necessitando o acompanhamento em um ambiente devidamente preparado.

Cirurgias odontológicas mais comuns

A seguir listamos algumas das principais cirurgias odontológicas para você saber como elas funcionam e em quais situações são indicadas.

Remoção de restos radiculares

Este tipo de raiz é uma parte de um dente já removido/comprometido que ficou presa no osso do maxilar. Na maioria dos casos são dentes com cáries bem grandes, que já doeram bastante e o paciente não foi tratar no dentista, só tomou antibióticos ou anti-inflamatórios, ou mesmo analgésicos. Com isso, o dente vai se quebrando até ficar somente o resto da raiz dentro do osso por isso se chama de raiz residual ou restos radiculares.

Remoção de dentes sisos

cirurgia odontológicaO siso faz parte dos molares, os dentes responsáveis por triturar os alimentos na etapa final da mastigação. Dentre os danos que o siso pode provocar a longo prazo, estão:

• Acúmulo de resíduos de alimentos, devido ao difícil acesso para higienização com escova de dentes e fio dental. Por conta disso, bactérias causadoras das cáries se desenvolvem rapidamente, provocando dor e o mau hálito;
  • Desalinhamento da mordida e dentes tortos se ele não nascer em um espaço adequado, afetando a estética do paciente. Isso é um problema principalmente se você já usou aparelho, pois o siso certamente mexerá com a sua arcada;
  • Infecção no osso se o siso estiver em posições errôneas, como deitado, de lado, na diagonal ou, até mesmo, de ponta cabeça;
  • Infecções e inflamações assintomáticas, que podem ocorrer na gengiva, na raiz dos dentes e até nos ossos faciais.

Pelos motivos citados, o siso precisa ser extraído. No entanto, muitas pessoas esperam que estes quatro dentes comecem a incomodar para procurarem o acompanhamento odontológico, o que desencadeia as complicações.

Correções orais cirúrgicas

cirurgia odontológicaAs correções cirúrgicas têm o objetivo de diagnosticar e tratar deformidades, traumatismos e outras condições graves que prejudicam estética e a função da mucosa oral. Há uma série de técnicas cirúrgicas que podem ser aplicadas através da anestesia local ou em ambiente hospitalar, com anestesia geral.

As cirurgias orais menores mais comuns são as extrações de dentes em boca ou inclusos, remoção de restos radiculares, dentes supranumerários, cirurgia de tecidos moles como as frenectomias (remoção de freios).

Dentro da cirurgia oral existem também as cirurgias avançadas (Buco Maxilo Faciais), denominado de cirurgias reparatórias ou corretivas, onde se enquadram as cirurgias ortognáticas responsáveis pela correção de deformidades ósseas que geram mal oclusões dentárias, as cirurgias de ATM, de correções de fraturas ósseas pós trauma, entre outras.

Benefícios da cirurgia odontológica

As cirurgias odontológicas têm o objetivo de recuperar a saúde e o bem-estar do paciente. Também existem técnicas que atuam na reposição de tecidos da boca, enxertos ósseos ou da gengiva, a fim de reabilitar a estética e funcionalidade do paciente.

• Cirurgia oral menor: remoção de dentes do siso ou comprometidos, lesões infecciosas (granulomas e cisto), excessos de tecido gengival, excessos de tecido ósseo.
  • Traumatologia: ações de redução, contenção e estabilização de fraturas nos ossos da face e dentes;
  • Implantodontia: ação cirúrgica de inserção de pinos de titânio/zircônia para a reposição de raízes dentais perdidas;
  • Enxertia: procedimentos de reposição e complementação de tecidos ósseos perdidos, através de tecidos do próprio paciente (autógenos) ou de tecidos de outros indivíduos (heterógenos = banco de ossos);
  • Ortognática: procedimentos cirúrgicos planejados para o reposicionamento da relação maxila-mandíbula.

Gostou de conhecer essas cirurgias odontológicas? São técnicas indispensáveis em muitos casos para tratar doenças, promover a reabilitação oral e melhorar a funcionalidade e a estética da face e do sorriso. Mas não se esqueça de que o acompanhamento com o dentista é essencial, pois complementa os cuidados caseiros mantendo o equilíbrio da saúde bucal.

Nós podemos ajudar você a cuidar bem do seu sorriso. Entre em contato conosco e saiba mais.