Disfunção temporomandibular – DTM

Saiba tudo sobre DTM

A DTM, ou disfunção temporomandibular, é um dos principais distúrbios que acometem a estrutura dos maxilares e ossos da face, porém não é a única. Outros problemas de oclusão, como mordida cruzada e prognatismo, também podem prejudicar esta articulação.

DTMA Dettenborn Odontologia é uma clínica especializada em atender casos de disfunção temporomandibular, contamos com uma estrutura preparada e profissionais habilitados para resolver o seu problema com o máximo de conforto, garantindo seu bem-estar!

O que são ATM e DTM?

ATM e DTM são siglas que surgem e causam confusão em pacientes que estão em busca de uma solução para problemas como dores e estalos durante a mastigação ou ao abrir e fechar a boca. Contudo, apesar de parecerem bem semelhantes, essas siglas representam coisas completamente diferentes.

A ATM é como chamamos de forma abreviada a articulação temporomandibular, estrutura responsável por ligar a mandíbula ao crânio e exercer toda a sua função de movimentos para falar e mastigar alimentos.

Já a DTM, disfunção temporomandibular, é como chamamos o distúrbio que atinge essa articulação, que pode ser causado por inúmeros fatores como assimetria óssea, bruxismo, acidentes, entre outros. Apesar de ainda ser pouco conhecida, a DTM pode comprometer toda a musculatura do rosto, afetando os ossos da face e trazendo desgastes à articulação.

Como saber se tenho DTM?

A disfunção temporomandibular é um problema que causa diversos sintomas que podem, por vezes, até mesmo disfarçar a origem do problema. Dores de cabeça constantes e zumbido nos ouvidos, por exemplo, são sinais clássicos da DTM, mas poucas pessoas pensam em procurar um dentista quando são acometidos por eles.

Temos também o bruxismo, que pode tanto ser causado pela DTM ou provocá-la.

Sintomas da DTM

A disfunção temporomandibular (DTM) tem sintomas característicos, que vão se evidenciando à medida que o quadro progride. Dentre os principais incômodos proporcionados por esta condição está a dor de cabeça recorrente, estalos na região do maxilar, especialmente ao falar e comer.

Em quadros mais severos, quando a disfunção se encontra em um estágio mais avançado, a pessoa sofre com dificuldades para abrir e fechar a boca, interferindo na sua alimentação e nas relações sociais. Por isso, é fundamental diagnosticar este tipo de problema de forma precoce para evitar os impactos a médio e longo prazo.

Quais as principais causas da disfunção temporomandibular?

Diagnosticar a DTM pode ser um processo complicado, e o mesmo vale para identificar a sua origem. Isso porque a disfunção temporomandibular pode surgir em decorrência de diversos problemas e saber a sua causa é fundamental para definir um plano de tratamento resolutivo e que vai devolver a qualidade de vida do paciente.

DTMEntre as principais causas para a disfunção temporomandibular, podemos citar:

• Desgastes nas articulações temporomandibulares em decorrência do envelhecimento, traumas e impactos;
  • Artrite das articulações temporomandibulares;
  • Bruxismo e briquismo;
  • Tensões musculares;
  • Estresse;
  • Prognatismo;
  • Mordida cruzada.

Vale lembrar que, para diagnosticar uma disfunção temporomandibular, o dentista poderá solicitar uma série de exames, como uma radiografia odontológica da mandíbula, ressonâncias magnéticas e tomografias.

Como tratar a disfunção temporomandibular

Somente aqui no consultório, através dos nossos dentistas especializados, podemos definir qual o tratamento ideal para a cura e o controle da disfunção temporomandibular.

DTMEm alguns casos, podemos até envolver profissionais de saúde de outras especialidades médicas, como ortopedistas e cirurgiões crânio maxilo facial, por exemplo.

Os tratamentos para a disfunção temporomandibular vão desde os mais conservadores, como uso de placas miorrelaxantes e fisioterapia, até os mais “agressivos” como procedimentos cirúrgicos. Tudo vai depender da gravidade do problema e das condições físicas de cada paciente.

Os procedimentos mais comuns envolvem uma combinação de fisioterapia, que também pode incluir acupuntura, uso de analgésicos e relaxantes musculares e placas miorrelaxantes, este último, somente para quem sofre com bruxismo.

Já os procedimentos cirúrgicos podem envolver intervenções para a remoção de tecidos inflamados, lavagem do espaço articular, reparação das articulações e cirurgia ortognática, para quem sofre com prognatismo e mordida cruzada, combinada com o tratamento ortodôntico para o reposicionamento dos dentes e ossos da face.

Contudo, reforçamos que cada tratamento é feito de forma individualizada, que levará em conta pontos cruciais, como origem do problema e as características individuais de cada paciente. Por isso, é importante sempre contar com profissionais com experiência comprovada para tratar situações delicadas e complexas como esta.

Tratamento para DTM Santa Cruz do Sul

A Dettenborn trabalha com experiência e inovação para cuidar da sua saúde bucal

Se você está em busca de um atendimento especializado em tratamentos para disfunção temporomandibular, a Dettenborn é a opção ideal. Trabalhamos com conceitos modernos de odontologia, executados por profissionais experientes e amplamente capacitados.

Aqui você encontra uma estrutura completa, com tecnologia avançada, biossegurança e atendimento multidisciplinar para cuidar de todos os seus problemas em um só lugar. Agende hoje mesmo uma avaliação e conte com quem é referência em Santa Cruz do Sul para cuidar da sua disfunção temporomandibular.