Você já ouviu falar em periodontia?

A periodontia é a especialidade que cuida dos tecidos que dão sustentação aos dentes. O que isso significa? A periodontia é a área que cuida de tudo o que fica ao redor dos dentes: gengivas, osso e ligamento periodontal.

periodontiaProblemas nessa região são causados pelo acúmulo da placa bacteriana, provocando sintomas característicos por toda a mucosa e na superfície dos dentes, chamamos essa inflamação de gengivite. Por sua vez, quando o osso que sustenta os dentes começa a ser afetado (vemos isso nas radiografias), chamamos de periodontite.

Vamos entender melhor o que é e como tratar a periodontite?

O que é periodontia?

A periodontia é focada na prevenção, diagnóstico e tratamento de condições que atingem a gengiva.

Essa área se torna fundamental em qualquer tratamento odontológico, por tratar os tecidos de sustentação do dente. Ideal também para manter a boca saudável.

Principais doenças tratadas pela periodontia

Podemos citar 3 tipos de doenças periodontais: gengivite, periodontite e abscesso dentário. Elas são processos inflamatórios ou infecciosos na gengiva, ou atingindo todos os tecidos do periodonto. É importante que você entenda o que significa cada tipo de problema, para que possa identificar os sinais e sintomas.

Tipos de doenças periodontais

Gengivite

gengiviteA gengivite se caracteriza pela inflamação na gengiva, causada pelo acúmulo de bactéria, placa e biofilme envolta dos dentes. Essa condição se desenvolve de forma sutil, sem apresentar sintomas ao longo do seu desenvolvimento. Porém, quando não recebe tratamento, ela se agrava e evolui para o próximo nível da doença.

Ela é causada pela falta de higienização correta dos dentes e pode atingir pessoas de todas as idades.

Periodontite

Quando a gengivite não é tratada corretamente, ela evolui para uma  periodontite. Isso significa que a inflamação já atingiu um grau mais severo da infecção, atingindo os ligamentos periodontais e osso alveolar, que mantêm os dentes presos à boca. Aqui é válido lembrar que a periodontite pode levar à perda dentária.

Abscesso dentário

O abscesso dentário é uma inflamação que vem acompanhado de pus em um ponto específico da boca, seja ao redor do dente ou na raiz. Ele provoca dor, incômodos e um nódulo purulento, sendo causada pela infecção bacteriana que não recebeu o tratamento adequado, levando ao acúmulo de bactérias, líquido inflamatório e células mortas.

Vale lembrar que este problema deve ser tratado como urgência, pois este quadro de infecção pode se tornar algo generalizado, levando complicações para o organismo.

Sintomas das doenças periodontais

periodontiaComo mostramos, a gengivite é o quadro inicial de uma periodontite, por isso os sintomas podem variar de acordo com o problema e a gravidade do caso. Os sintomas da gengivite são:

• Sangramento gengival;
  • Inchaço na gengiva;
  • Alteração de tonalidade do tecido;
  • Gosto ruim na boca;
  • Mau hálito.

A periodontite pode provocar todos esses sintomas de uma forma mais intensa. Além deles, ocorre:

• Descolamento da gengiva;
  • Sensibilidade dentinária;
  • Comprometimento dos dentes.

Por sua vez, o abscesso provoca a formação de nódulos na boca, ou seja, um pequeno caroço na região da gengiva.

Passo a passo do tratamento da periodontite

Após conhecer os sinais e sintomas das doenças periodontais, agora veja os procedimentos que realizamos aqui na clínica para acabar com a periodontite:

• Raspagem supra e subgengival – este procedimento realizamos para remover o tártaro, se tornando essencial tanto para a gengivite, quanto para a periodontite, pois elas se manifestam por conta do acúmulo desse resíduo. Esse procedimento também precisa ser feito para controlar a proliferação de bactérias e evitar a progressão das inflamações e infecções.

A raspagem subgengival acontece quando é preciso remover os resíduos acumulados abaixo da gengiva.

• Limpeza dentária (Profilaxia) – neste procedimento conseguir remover as placas bacterianas e as manchas superficiais, alcançando os locais que a escova de dente e o fio dental não alcançam. A profilaxia é um dos procedimentos ideais para prevenir doenças como a gengivite e periodontite. Além de ajudar a prevenir cáries e mau hálito.

Cirurgias ligadas a periodontia

periodontiaVamos entender um pouco mais sobre a periodontia? As cirurgias têm como objetivo tratar problemas e valorizar a estética do sorriso, como a gengivectomia e a gengivoplastia. Veja mais sobre:

Gengivectomia

Neste procedimento realizamos a retirada do excesso de gengiva, para os pacientes que acabam com o sorriso gengival. Essa remoção pode ser feita, ainda, no último dente, quando sobra um pouco de gengiva que provoca desconforto ou inflamação.

Gengivoplastia

Este procedimento é responsável por obter uma melhor simetria e harmonia do sorriso. Com o intuito de trabalhar a borda gengival, para ela ser mais arredondada e tenha o mesmo tamanho em todos os dentes.

Enxerto gengival

Indicamos o procedimento de enxerto gengival para os pacientes que apresentam a retração gengival, ou seja, para quando a gengiva fica pequena demais e não consegue mais recobrir a raiz do dente, provocando problemas como a sensibilidade.

Manutenção periódica preventiva com a periodontia

periodontiaA periodontia é uma grande aliada para as outras especialidades odontológicas, pois ela também nos ajuda com a prevenção de problemas, auxiliando a deixar a saúde bucal em dia, em equilíbrio.

Por isso sempre ressaltamos a importância das consultas periódicas preventivas, com este acompanhamento você garante inúmeros benefícios, tais como:

• Controle de tártaro;
  • Evita a perda dentária;
  • Previne contra quadros severos;
  • Melhora a qualidade de vida e a autoestima.

Tenha profissionais qualificados onde possa realizar acompanhamentos seguros e confortáveis. Aqui na Dettenborn Odontologia iremos tratar o seu caso com toda a exclusividade e personalização que ele merece, traçando um plano preventivo conforme as necessidades do seu sorriso. Quer saber mais? Agende sua consulta.